O espetáculo "Somos Todos Chico Rei" do Núcleo Preto de Artes Afro-Diásporicas narra a jornada emocionante pela vida do monarca africano cujo legado ecoa nas montanhas de Ouro Preto, Minas Gerais.
A peça revela a história de Chico Rei tal como é transmitida nos dias de hoje: a saga deste homem-rei que emergiu da África e conquistou a sua liberdade, bem como a de seus companheiros, através da aquisição de sua alforria com o ouro extraído das minas. No entanto, como toda narrativa oral, há espaço para outras interpretações e possibilidades.
O Núcleo Preto apresenta a ideia de um Chico Rei coletivo, reconhecendo que é impossível determinar com certeza quem foi o verdadeiro Chico Rei. Assim, imaginamos nossos próprios "Chicos Reis", permitindo que as crianças se identifiquem e se vejam como realeza. Quem são os reis e rainhas negros que elas conhecem em suas vidas individuais? Quais são as figuras que ocupam posições de poder e dignidade em seu meio? Este espetáculo convida o público a refletir sobre essas questões e a celebrar a diversidade e a nobreza de suas próprias comunidades.
FICHA TÉCNICA
DIREÇÃO: Vive Almeida
DRAMATURGIA / ASSISTENTE DE DIREÇÃO: Flávia Thainá
ELENCO: Andreza Celestino, Giovanni Joaquim, Graciele Savio e Rodrigo Monção
DIREÇÃO MUSICAL / PESQUISADORA: Amanda Melissa
FIGURINO E CENOGRAFIA: Núcleo Preto
EXECUÇÃO DA CENOGRAFIA: Lucas Lima e Biel Art
DESIGNER GRÁFICO: Passsoca
PRODUÇÃO: Tomada Cultural