Ocupação | Ocupação

O projeto Ocupação Ocupação, que acontece no Complexo do Parque Oziel, Campinas, São Paulo, propõe a criação de um espaço expositivo de arte contemporânea, a céu aberto, nas ruas do bairro. A expografia utiliza as casas como suporte, compondo, juntamente com as características do espaço arquitetônico, diálogos transversais que fomentam e questionam a cultura e o papel social da arte.

Para a abertura do projeto em março, apresentamos a Exposição “Lugar Comum”, de Rochelle Costi, artista visual que escolheu engrandecer as miudezas do mundo, a simplicidade dos objetos e a singularidade da natureza. Em julho, foi a vez do artista grafiteiro Fernando Tosko trazer a vida (e muros) as criaturas mágicas da "Simbólico Imaginário". A terceira e última exposição externa foi da fotógrafa Isabela Senatore, intitulada "Dia que é Noite - Noite que é Dia", que ficou ativa de setembro a novembro.

Os artistas da comunidade Jhonny Renan, Joyce Nascimento, Maiara da Silva Martins, Sheip e Vítor Stanguini foram os artistas que participaram da mostra coletiva de encerramento do ciclo de exposições do projeto, que foi aberta em 19 de novembro e seguiu até janeiro de 2024 em exposição.

Curadores: Danilo Garcia e Andrea Mendes

Instagram