Sessão da mostra com exibição dos curtas: "O demônio, quando quer, fica bonito"; "Tudo que importa"; "Bergamota" e "Me Abraça Forte".
Mediação de JP Polo e participação da cineasta e fotógrafa Bella Tozini, dos atores Marcio Rosario e Flavia Thaina e da mãe pela diversidade Samantha Zulian.
O DEMÔNIO, QUANDO QUER, FICA BONITO (DRAMA)
Um filme de Julia Zulian
Jundiaí – SP
Sinopse: O curta-metragem intitulado "O Demônio, Quando Quer, Fica Bonito" é um poema visual que, por meio de representações artísticas sobre o feminicídio e suas causas, articula uma narrativa em torno das práticas androcêntricas. A obra é uma adaptação do conto homônimo da autora bragantina Henriette Effenberger, que denuncia os impactos negativos causados pelo patriarcado nos corpos femininos e expõe uma relação de dominação que se reverbera desde épocas muito distantes. Ao evidenciar o desprezo pelos corpos femininos e a consequente diminuição das faculdades e capacidades das mulheres na sociedade, "O Demônio, Quando Quer, Fica Bonito" busca subverter os lugares sociais predeterminados.
TUDO QUE IMPORTA (DOCUMENTÁRIO)
Um filme de Coraci Ruiz
Campinas – SP
Sinopse: Tudo Que Importa conta a história de três famílias de pessoas trans e os processos de acolhimento e celebração de suas identidades. Estas mães, pais e avós dão um passo à frente e decidem lutar por uma sociedade que respeite e valorize a diversidade. Realizado por uma cineasta que também é mãe de uma jovem pessoa trans, o filme conecta gerações ao mostrar histórias de amor, transformação e aprendizado.
BERGAMOTA (FICÇÃO / TERROR)
Um filme de Hsu Chien
Santos – SP
Sinopse: Inspirado em fatos reais, Bergamota é o nome que a tangerina recebe no sul do Brasil. Essa fruta, com seu aroma tão característico e considerada por muitos como afrodisíaca, desencadeia uma noite de sedução, dança sensual, sangue e vingança em uma comunidade LGBTQ onde nem todos os encontros são casuais.
ME ABRAÇA FORTE (DOCUMENTÁRIO)
Um filme de Bella Tozini
Jarinu - SP
Sinopse: Me Abraça Forte é um documentário que explora as vivências afetivas da comunidade LGBT+ no interior paulista. Através das histórias de Agu Agatha e Ever Ferreira, duas mulheres travestis que começaram suas jornadas de transição juntas, o filme revela a profundidade das relações amorosas e as experiências de vida dessas protagonistas. Com delicadeza e autenticidade, elas compartilham suas lutas, conquistas e o poder transformador do amor, oferecendo uma visão íntima e poderosa de suas trajetórias.
JP Polo é consultor em DE&I, especialista em programas corporativos e mentorias, e foi eleito TOP20 em D&I pelo LinkedIn em 2021. Márcio Rosário é um profissional versátil em atuação, direção e produção, apresentando atualmente o programa Cultura & Design na TV Cultura. Flavia Thaína é atriz e dramaturga com 22 anos de carreira, diretora da Cia Um do Outro e dramaturga da Rota Afro. Bella Tozini é artista e pesquisadora de Fotografia, com obras sobre identidade LGBTQ+ exibidas em Londres e Paris. Samantha Zulian é advogada e proprietária de restaurantes, envolvida na ONG Mães pela Diversidade e no documentário premiado Tudo que Importa.