Alunos da rede pública de Várzea Paulista participam de oficina de cinema e criam curta metragem que participará de festival internacional na Alemanha
Em 2023, o Programa Imagens em Movimento (PIM) renova sua parceria com a empresa Elekeiroz e ministra oficinas de cinema em quatro escolas da rede pública de ensino na cidade paulista. As escolas estaduais Armando Dias, Lavínia Ribeiro Aranha, Idoroti de Souza Alvarez e Irmã Maria de São Luiz foram os selecionados para receber, por mais um ano consecutivo, a iniciativa.
O programa nasceu no Rio de Janeiro em 2011, e desde 2022, passou a alcançar outros quatro Estados. Alunos do Ensino Médio e Ensino Fundamental de Camaçari (Bahia), Várzea Paulista (São Paulo), Vitória (Espírito Santo), Macaé e Duque de Caxias (Rio de Janeiro) participaram este ano de oficinas de Cinema que resultaram na produção de curtas metragens concebidos e realizados por eles – do roteiro à edição final -, a partir de desafios audiovisuais comuns, frutos de uma metodologia pedagógica compartilhada internacionalmente.
Em Várzea Paulista, os alunos da Escola Estadual Armando Dias realizaram coletivamente o filme “Vírus” com assistência do professor Daniel de Almeida, que conta a história de uma família que se comunica apenas por meio de celulares, vivendo em silêncio. Ao assistir acontecimentos em suas vidas nos dispositivos, eles começam a questionar a realidade que estão vivendo. O filme aborda o impacto negativo do uso excessivo de tecnologia, revelando como isso pode afetar suas interações e experiências pessoais.
No dia 1 de Junho, 2 alunas do Programa Imagens em Movimento embarcarão para Frankfurt, Alemanha, para o Encontro Internacional da rede que contará com a presença de estudantes, educadores e cineastas integrantes de organizações de 15 países dedicadas à pedagogia do cinema e do audiovisual.
As alunas Letícia da Silva, da Escola Estadual Armando Dias (Várzea Paulista, São Paulo) e Talita Santos, da Escola Municipal Virginia Reis Tude (Camaçari, Bahia) foram selecionadas para representar o PIM neste evento internacional, que reunirá cerca de 500 crianças e adolescentes aprendizes do cinema. O curta-metragem baiano fará parte da programação do Encontro de Rede “Cinema, cem anos de Juventude”, que acontece este ano pela primeira vez fora da França. Os filmes terão suas estreias nacionais em novembro, junto aos outros 21 curtas metragens que serão produzidos este ano no âmbito do PIM em uma Mostra Itinerante de Curtas na cidade.
O Programa Imagens em Movimento é uma iniciativa da ONG Raiar (Rede de Ações e Interações Artísticas) e em Várzea Paulista, conta com a produção local da Tomada Cultural.