Nós

A TOMADA CULTURAL é uma produtora focada na difusão e fomento de trabalhos de artistas e ativistas comprometidos com questões sociais, ambientais e humanas.

Desenvolve e assessora projetos de diversos setores como música, teatro, audiovisual, literatura, artes visuais, artes integradas, tecnologia, dentre outras linguagens.

Fundada pela atriz, produtora e articuladora cultural Katia Manfredi no ano de 2013, tornou-se reconhecida por diferentes instituições públicas e privadas ligadas à cultura como SESC, SENAC, SECRETARIA DE CULTURA E ECONOMIA CRIATIVA DO ESTADO DE SÃO PAULO E UNIDADE DE GESTÃO DE CULTURA DE JUNDIAÍ, onde está conectada a uma ampla rede de profissionais das artes e da cultura de seu aglomerado urbano. William Sanches e Thiago Moreira completam o time de produtores, reunindo vasto conhecimento e experiência à empresa.

Nos anos de 2015/2016, a produtora iniciou suas produções em parceria com o SESC Jundiaí, representando artistas do município e região e, desenvolvendo a Feira de Trocas na unidade, projeto próprio da Tomada. Em setembro 2016, apresentou o espetáculo “Orquestra de Bexigas” e o Workshop “O Clown: A Poesia em Movimento” no SESC Jundiaí. Em 2016, a Tomada realizada parceria com o Coletivo Coisarada e Cineclube Consciência para a realização da SALVE – Semana do Audiovisual Livre no SESC Jundiaí. A partir de 2017, passa a vender “Amanda” da atriz mineira Rita Clemente nos SESCs, tendo apresentado o espetáculo nas unidades de Campinas e Araraquara. Em julho de 2017, realiza atividades de costura criativa em parceria com o SESC Jundiaí. 

Ainda no ano de 2017, realizou as seguintes atividades culturais e artísticas: Apresentação do espetáculo A Menina da Cabeça de Bola no SESC Sorocaba no mês de agosto; Apresentação da peça Macunaíma, um Brinquedo no 1º FESTEJU 2017 – Festival de Teatro de Jundiaí em setembro; Ocupação Ateliê Casarão no SESC Jundiaí, com apresentações do repertório do ator pernambucano Claudio de Albuquerque, e 65º Sarau dos Arteiros ainda no mês de setembro do mesmo ano; e, produção da banda Black Buda Namaste junto ao SESC Jundiaí em dezembro. Novamente, a Tomada atua na coprodução da SALVE, realizada com o apoio do SESC Jundiaí.

No ano de 2018, e agora com o produtor Thiago Moreira a frente da escrita dos projetos, a Tomada Cultural passa a produzir projetos de longa duração, com o apoio do Programa de Ação Cultural (ProAC) nas categorias editais. Entre os projetos contemplados neste ano, estão: Produção e criação do espetáculo teatral GORDOFOLIA do Grupo Gatos Gordos; Circulação do espetáculo infantil A MENINA DA CABELA DE BOLA do grupo Teatro da Neura; e, criação do Centro de História Oral e MEMÓRIA LGBT JUNDIAÍ, do pesquisador Rodrigo Tangerino, e produção e publicação do livro LACRAÇÃO da fotógrafa Bella Tozini, ambos contemplados no edital de Cultura LGBT.

Ainda em 2018, a Tomada realizou edição da Feira de Trocas no SESC Bom Retiro em 26 de maio; Apresentou A Menina da Cabeça de Bola no SESC Jundiaí em agosto; e realizou a ação UNIVERSOS, uma experiência luminosa na Catedral de Jundiaí com o Núcleo Artístico Estratosféricos e com o apoio da Prefeitura Municipal de Jundiaí durante o mês de dezembro. 2018 também foi ano de representarmos o “Festival Delas – Mulheres na Arte” junto ao SESC Jundiaí e Ateliê Plano. Já no início do ano de 2019, no mês de janeiro, apresentamos o espetáculo Gordofolia na tradicional Festa da Uva da cidade. Algumas ações de destaque no primeiro semestre deste mesmo ano, foram: “Feira de Troca” no SESC Vila Mariana no mês de março e show com o rapper NILL no SESC Pompeia, no mês de junho.

Dando seguimento as produções com o apoio do ProAC editais, em 2019 concretizamos as seguintes produções: Exposição LACRAÇÃO – TERRITÓRIOS DO SER-PARECER-SER da fotógrafa Bella Tozini, contemplado no edital de exposições inéditas; Circulação da FEIRA DE TROCAS, projeto carro chefe da produtora, contemplado no edital de economia criativa; Criação, produção e circulação do espetáculo infantil MUNDO REDONDINHO do grupo teatral Gatos Gordos; e circulação do espetáculo infanto-juvenil SER TÃO DE ORIGEM do Núcleo Um de Teatro de Jundiaí. Novamente, coproduzimos o Festival Delas com o apoio do SESC.

No segundo semestre, apresentamos o “Mundo Redondinho” no 3º FESTEJU – Festival de Teatro de Jundiaí no mês de setembro; produção da Feira de Produtos Orgânicos e Agroecológicos no SESC Jundiaí em outubro; e renovamos a parceria a Prefeitura Municipal de Jundiaí para ação estratosférica UNIVERSOS, segundo episódio da projeção luminosa na Catedral Nossa Senhora do Desterro, em dezembro de 2019. Destaque de 2019, para o projeto próprio ARQUIVO DA CULTURA – MEMÓRIA É HISTÓRIA, na qual documentamos as manifestações artísticas e culturais que aconteceram dentro do evento “Campo Aberto para a Cultura” realizado pelo Departamento de Cultura e Eventos da Prefeitura de Campo Limpo Paulista.

Iniciamos 2020, realizando nova parceria com o SESC Jundiaí E SESC Interlagos, através da atividade carnavalesca “(Re)Fantasiando o Carnaval”, que tinha como objetivo incentivar a produção de fantasias utilizando materiais reciclados de carnavais passados. Concretizamos a produção e gravação do álbum GOOD SMELL VOL.2 do rapper Nill do Sound Food Gang, com o apoio do ProAC no edital de Culturas Negras; Entre agosto e setembro, produzimos a Feira Agroecológica e Café com Prosa virtual e a série de podcast “Poesias do Isolamento” com o apoio do SESC Jundiaí.

O ano de 2020 foi também, o ano de concretizarmos as produções contempladas no edital municipal PROESC – Programa de Estimulo à Cultura de Jundiaí. Participamos da produção do Canal de música BRM TV; da produção e publicação do livro de poesias Cultivo ao Jardim do Sonho do autor Guilherme Rueda; da produção de materiais do espetáculo “Mundo Redondinho” dos Gatos Gordos”; e da produção do curta-metragem de animação Viagens Inimagináveis do Núcleo Artístico Estratosféricos.

Ainda no segundo semestre de 2020, articulamos materiais em audiovisual para o Edital da Aldir Blanc de Jundiaí dos seguintes artistas e grupos: Guilherme Rueda, Vive Almeida, Renato Reis, Núcleo Artístico Estratosféricos, Ponto de Cultura Coisarada, Mestre Pássaro de Capoeira, Barbara Fagundes, Bloco do Loki, Gatos Gordos, Sound Food Gang, Chico Ganga Big e Slam do Zé. Seguimos em 2021, representando as obras de videoarte “Grito” e “Horta” da artista Vive Almeida, a última selecionada no Festival Imaginário Urbano do Ceará e 11º Festival Durante, e o curta metragem “Evoluções Perecíveis” dos Estratosféricos com locução do multiartista Novíssimo Edgar.

Em 2022, a Tomada realizou a produção executiva e artística de três novos projetos aprovados do edital ProAC n. 33/2021 – Ações Periféricas: QUE HISTÓRIA É ESSA? da arte educadora Graciele Savio, projeto de contação de histórias africanas que circulou por escolas municipais de Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista e Jundiaí e, em menos de um ano, já passou pelo Sesc Jundiaí como ação formativa para os educadores da rede municipal de educação, dentre outras apresentações; A BRINCADEIRA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA, curso de formação de educadores com foco no brincar, ministrado pelos educadores Renato Reis e Beni Santos e direcionado aos educadores das redes municipais de ensino das cidades de Várzea Paulista e Jundiaí; VOA – PARA JOVENS QUE QUEREM VOAR, que promoveu encontros de educação informal para as crianças das escola municipal do bairro do Corcovado, Ubatuba, trazendo novos olhares para os pequenos cidadãos através de ações que envolvam arte, cultura, meio ambiente, ancestralidade e o brincar.

Ainda em 2022, a Tomada realiza a exposição inédita SOBRE SUB SOLO da artista Andrea Mendes, com curadoria de Sônia Fardin, contemplada no Edital ProAC Direto n. 38/2021; Estreia o espetáculo / filme CAPÔ no CCSP, com direção e dramaturgia de Georgette Fadel, projeto viabilizado pela 9ª Edição do Prêmio Zé Renato de Teatro; e, participou da produção da vídeo a performance VOCÊ JÁ OUVIU FALAR QUE CABELO CRESPO NÃO MOLHA da multiartista Felipa Damasco, com trilha de Izabela, direção de cena de Aisha Mbkila, Vini Ferreira na fotografia, Renato Reis na edição e apoio do SESC Jundiaí. Por fim, a produtora realizou a produção local do PROGRAMA IMAGENS EM MOVIMENTO, que promove a relação do cinema e a educação em escolas da rede pública desde o ano de 2011 em instituições de ensino do Rio, e que em 2022 esteve com o projeto em Várzea Paulista, promovendo nove turmas de cinema em escolas estaduais e municipais da cidade.

Em 2023, Tomada retorna com força com os espetáculos teatrais, estando na produção artística e executiva de três espetáculos: ZEBRA SEM NOME, com dramaturgia de Maria Shu, direção de Marina Esteves e contemplado no 15ª Edição do Prêmio Zé Renato de Teatro; CECÍLIA com direção e dramaturgia de Georgette Fadel; e peça-filme CASA LIMPA MARIDO SUJO, com direção de Amanda Mantovani e dramaturgia de Tatiana de Cassia, projeto contemplado no Edital n. 01/2022 – Produção de Espetáculo Inédito. Segue também nas artes visuais, através do projeto OZIEL, contemplado no Edital n. 09/2022 – Produção de Exposição Inédita, além de também estar mais um ano na produção local do IMAGENS EM MOVIMENTO.